Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. As megacidades atuais englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.
O termo megacidade surgiu em meados da década de 1990, quando especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) observaram que algumas estavam aumentando seus contingentes populacionais de forma muito mais acentuada do que outras, em especial nos países subdesenvolvidos.
As megacidades nos países subdesenvolvidos são fortes pólos de atração de população e tendem a ter seus problemas econômicos e sociais agravados. As perspectivas são de que nessas nações tenhamos, já na próxima década, as maiores aglomerações urbanas do planeta. Dessa forma, as metrópoles dos países desenvolvidos serão superadas por centros urbanos muito populosos como Lagos, na Nigéria; Karachi, no Paquistão, e Daca, em Bangladesh. Esse enorme contingente populacional não será atendido em suas necessidades básicas de moradia, transporte, educação, saúde, emprego, o que aumentará significativamente a miséria nessas regiões.No Brasil, apenas São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 19,6 e 11,8 milhões de habitantes em suas regiões metropolitanas, respectivamente, enquadram-se nesse contexto.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário